Pesquisa na Web

Ingrediente Ração Animal

A pedra calcária depois de britada é usada como complemento de sais minerais em várias rações animais: camarão, aves, pecuária, etc.
O calcário destinado ao complemento das rações animais é denominado CALCÍTICO.
Hoje, o estudo e pesquisa na área de nutrição animal é de grande importância para se criar um bom desempenho tanto aos criadores como das fabricas de ração.
O mercado da Avicultura é o maior na produção de ração, comparado com as áreas de eqüinos, bovinos, suínos, ovinos, caprinos, piscicultura e linha pet.
O Calcário Calcítico ocupa um espaço considerável com relação ao seu uso como ingrediente da composição das rações animais.
A preocupação no emprego de calcário como fonte de cálcio para Avicultura faz com que exista uma melhor rentabilidade, principalmente no Nordeste, pelo custo da matéria prima, que é baixo.
As aves consomem mais ração com baixa quantidade de cálcio, pois com muito cálcio a ração fica pouco palatável, existindo assim o cuidado para as aves não deixarem de ser alimentadas corretamente, para que não tenham má formação. A necessidade de cálcio das galinhas é muito variável dependendo do seu nível de postura.
Uma poedeira em média necessita de 20 vezes mais de cálcio do que o existente em seu corpo. Em sua vida produtiva põe 250 ovos. Com 5 meses de vida as mesmas necessitam de 30g de cálcio por quilo de peso, para obter uma boa produção e formação do ovo. Passam 20 horas para formar a casca do ovo, com 10 à 15 horas de trabalho intenso.
Temos hoje três linhas de produção de calcário calcítico, um fino, extra-fino e granulado, com grão de aproximadamente 1,5 à 3,5mm.
Na prática, o calcário granulado está sendo uma grande arma para absorção de cálcio pelas aves, ficando por mais tempo com o calcário em seu interior, absorvendo lentamente, sem muito desperdício de energia, retendo uma maior quantidade de cálcio. Do total, 50% é assimilada quando a casca do ovo não está sendo formada, e 80% no processo de calcificação, provocando ainda uma boa digestibilidade e uma formação adequada da casca do ovo.

Nosso calcário, para melhor atendermos aos clientes, passa por análises periódicas e constantes. É feita nas jazidas com a rocha in natura e constante na sua fabricação, onde seguimos os parâmetros abaixo, com as seguintes garantias:


COMPOSIÇÃO BÁSICA: ROCHA CALCÁRIA
 

MODO DE USAR: A CRITÉRIO DA FÁBRICA DE RAÇÃO
 

NÍVEIS DE GARANTIA
 

CÁLCIO (Ca) Máximo....................398,00g/kg
CÁLCIO (Ca) Mínimo.....................370,00g/kg
MAGNÉSIO (Mg) Máximo..........8000,00mg/kg
MATÉRIA MINERAL Mínima.....980,00g/kg