Pesquisa na Web

Corretivo de Acidez

O agricultor tem que conhecer a sua lavoura, obedecendo os cuidados e controle para o seu desenvolvimento, fazendo sempre análise de solo os laboratórios credenciados.
A acidez do solo se dá principalmente quando o cálcio e magnésio são substituídos pelo hidrogênio , que aparece através das chuvas, vindo naturalmente na água, através da aplicação do adubo químico nitrogenados na forma amoniacal e também da uréia. Com o solo ácido, as plantas deixam até de absolver os nutrientes dos fertilizantes químicos.
Quando o agricultor aplica calcário para correção, neutraliza a acidez do solo, elevando o pH, com isto as plantas conseguem retirar do solo todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento e o adubo químico fica com uma eficiência de 70% .
A calagem ideal do solo deverá ser feita 90 dias antes do plantio para um calcário com o PRNT de 60%. Sendo o calcário com um PRNT alto de 80% à 100%, o período será reduzido para 20 à 30 dias.
A aplicação do calcário na calagem dos solos, se baseia em uma fórmula simples, através do PRNT  (poder de neutralização total), quanto maior for o percentual do PRNT, menor será a quantidade de calcário utilizado, como também o tempo da calagem é mais rápida.

A nossa garantias para o calcário na correção de solo são:

CALCÁRIO DOLOMÍTICO  GRANULOMETRIA

CaO (mínimo)   -  28,00% ABNT Nº 10 - 100,00%
MgO (mínimo)  -  14,00% ABNT Nº 20 - 90,00 %
PRNT(mínimo) -  80,00% ABNT Nº 50 - 60,00 %
PN (mínimo)    - 100,00 %